oioioioioi
SEPARAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DOS COMPONENTES DA PANACETINA
1. OBJETIVO
Separar e identificar a droga desconhecida (acetanilida ou fenacetina), presente na panacetina.
2. INTRODUÇÃO
Para realizar a separação dos componentes da panacetina, utilizou-se a técnica de extração por solventes quimicamente reativos que se baseia nas propriedades de acidez, basicidade e solubilidade dos componentes que foram extraídos.
A panacetina contém ácido acetilsalicílico, sacarose e uma droga desconhecida que pode vir a ser acetanilida ou fenacetina. Para a identificação destas, faz-se necessário a determinação seu ponto de fusão.
3. METODOLOGIA E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
3.1 Separação da sacarose
Em um Erlenmeyer, adicionou-se 3g de panecetina e 50mL CH2Cl2. Em seguida, filtrou-se a solução em um papel filtro previamente pesado, separando a sacarose dos outros compostos. Aguardou-se a secagem do papel filtro e massa de sacarose retida no mesmo com intuito de obter dados confiáveis e precisos quanto a determinação da massa de sacarose na amostra.
3.2 Separação da aspirina
O filtrado retido no processo anterior fora colocado no funil de separação, adicionados de 25mL de NaOH 20% com posterior agitação. Observou-se duas fases: orgânica e aquosa. Em seguida, extraiu-se a fase orgânica separando-a da solução com acetilsalicilato de sódio (aspirina).
No Erlenmeyer com a solução de aspirina, adicionou-se HCl 6M (20,0 mL) para ocorrer a reação inversa para obtenção do ácido acetilsalicílico. No filtro previamente pesado lavou-se o precipitado com água gelada seguido de filtração a vácuo, esperou-se o tempo de secagem e por fim, determinou-se a quantidade de aspirina na amostra.
3.3 Separação e purificação da droga desconhecida
Nesse processo, secou-se a fase orgânica com Na2SO4 e filtrou-se em um balão de fundo redondo previamente pesado e levado ao Rotoevaporador para remoção do solvente.
Em seguida, adicionou-se água quente ae balão para