oioioioioi
Nos tempos primórdios as razões sociais das ONGs já vinham sendo executada pela igreja católica com a ajuda do governo para ajudar os fiéis que eram necessitados a partir daí em 1990 foi adotado pelo Brasil esse programa de ajuda voluntária em pró da sociedade sem fins lucrativos (ONGs).
"Embora o termo "ONG" tenha sido utilizado na década de 1940, pela ONU, para designar diferentes entidades executoras de projetos humanitários ou de interesse público (Landim, 1993; 1998; Vieira, 2001) no Brasil, a expressão se referia, principalmente, ás organizações de "cooperação internacional", formadas por igrejas (católicas e protestantes). ( HYPERLINK "http://www.pucsp.br/neils/downloads/v13_14_joana.pdf" http://www.pucsp.br/neils/downloads/v13_14_joana.pdf)" Esse termo ONGs (Organizações não Governamentais), foi utilizado pela primeira vez em 1950 pela ONU (Organizações das Nações Unidas) para definir toda a sociedade civil que não está vinculada ao governo com o intuito de ser uma entidade sem fins lucrativos, tem como objetivo trazer melhor qualidade de vida, tanto benefício social, quanto ambiental, mas para que isso ocorra precisa-se de uma estrutura legal e formal. Para fazer a abertura de uma ONG, primeiramente é necessário definir um objetivo, ou seja, por qual razão irá lutar, segundo somar o maior número de colaborados, terceiro convocar uma Assembleia Geral para se definir o estatuto e eleger o conselho e a diretoria. Após isso é precisa registrar a ONG no cartório civil de pessoas jurídicas de preferência com o auxílio de um advogado para melhor compreensão dos tramites legais, e por último obter o CNPJ e a Inscrição Estadual assim poderá dar inicio a sua entidade com todos os recursos legais corretamente.
"O termo ONG foi usado pela primeira vez em 1950 pela ONU (organização das Nações Unidas) para definir toda organização da sociedade civil que não estivesse vinculada a um governo."