Historia do Brasil Colonia Unidade III
A história do Brasil Colonial é, também, uma história de expansão territorial e mudança de fronteiras. Talvez, o mais famoso tratado relativo às fronteiras seja o de Tordesilhas mas, em 1750, o mesmo perdia sua relevância frente às novas demandas históricas provocadas pela ocupação de territórios espanhóis pelos portugueses. A esse respeito, é correto afirmar que:
a.
O Acre foi incorporado ao Brasil devido à importância do látex.
b.
A Espanha foi derrotada em guerras europeias contra Portugal, sendo obrigada a ceder parte de seus domínios americanos.
c.
Portugal comprou os territórios a oeste de Tordesilhas.
d.
A solução encontrada, que permitia a presença de portugueses a oeste de Tordesilhas, foi baseada nas argumentações de Alexandre de Gusmão, que lançou mão do princípio do Uti Possidetis.
e.
O espanhol Alexandre de Gusmão conseguiu consolidar as fronteiras da Argentina e do Uruguai, prejudicando imensamente o Brasil.
0,4 pontos
Pergunta 2
Discutindo a economia e a agricultura no Brasil, da colônia à República, é possível identificar duas predominâncias agrícolas. Mas nem sempre foi assim, havendo um período em que a agricultura apresentou características diversas, estamos aqui nos referindo:
a. ao fato de que o primeiro produto agrícola foi o pau-brasil e que, na sequência, veio a exploração do látex.
b. ao fato de que o café foi explorado nos anos iniciais da colonização e depois veio a exploração do algodão.
c. ao fato de que a cana-de-açúcar surgiu entre o final da mineração e o início da industrialização no século XIX.
d. ao fato de que, desde o início, havia grande diversificação agrícola, sendo raros os momentos de concentração em uma espécie de monocultura.
e. existência de duas predominâncias fundamentais de monocultas, com o açúcar e depois o café, sendo que, entre fins do século XVIII – com a decadência do ouro, até princípios do século III, ocorreu uma