Trabalho Realizado Por Bruno
Ano/Turma: 11º F
Professora: Ana Barreiros
Índice
1- O Urbanismo da baixa pombalina
2- Introdução
3- Baixa Pombalina antes do terramoto
4- População
5- Terramoto de 1755 e as suas consequências (demográficas, sociais, económicas e politicas)
6- Marquês de pombal
7- Características da Lisboa Pombalina e inovações após o terramoto
8- Resultado final da Baixa pombalina
9- Bibliografia
INTRODUÇÃO
Neste trabalho tentei saber mais sobre a capital de Portugal, Lisboa e sobre as transformações que ocorreram ao longo dos anos principalmente pelo acontecimento do terramoto em 1755. Também vou mostrar aqui neste trabalho como era Lisboa antes do terramoto, a sua planta, a sua população e as suas condições de vida.
Está aqui informado que com o terramoto de 1755, a cidade lisboeta teve graves consequências no qual demorou-se muitos anos para resolvê-las mas com o reinado de Marquês de Pombal, Lisboa teve muitas transformações pela positiva, a reconstrução foi muito bem pensada e bem elaborada, principalmente nas ruas, nos hábitos da população, na higiene, etc.
Baixa pombalina antes do terramoto de 1755
Antes do terramoto acontecer Lisboa era uma cidade tradicional medieval onde existiam enumeras ruas estreitas, com imensos becos e as ruas da baixa entrelaçavam-se de uma maneira confusa. Não eram definidos planos nem havia uma preocupação com a proporcionalidade das construções. Havia uma grande diferença, em termos de tamanho, dos centros religiosos com as outras habitações humildes da população. O centro político da cidade era o Terreiro do Paço, as praças estavam todas viradas para o rio, onde se situavam as naus que abasteciam com matérias-primas, principalmente do Brasil.
População
A população lidava diariamente com muitos problemas de circulação, higiene e com a falta de segurança. A população até á queda de 1755 teve sempre uma taxa de crescimento positivo.
Terramoto de 1755 e as suas consequências (demográficas,