beneficios do exercicio fisico em idosos
Resumo
Objetivos: O objetivo do presente estudo é analisar o desempenho da memoria em relação aos níveis de atividade física dos idosos ativos e menos ativos. Métodos: Neste estudo, 150 sujeitos divididos em idosos fisicamente ativos e idosos menos ativos residentes em Juiz de Fora, foram submetidos aos testes Mini exame de Estado Mental e ao questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Correlacionamos esses dados entre si. Resultados: A analise desses resultados mostrou uma diferença significativa entre os grupos. O grupo de idosos fisicamente ativos apresentou melhores resultados no exame de Mini exame de Estado Mental, principalmente nos aspectos relacionados à memoria em relação ao grupo de idosos menos ativos, apresentando melhores resultados para todas as comparações feitas pelo Teste T.
Introdução
O crescimento populacional de idosos e um fenômeno que se iniciou nos países desenvolvidos no século XIX, com a industrialização. As melhorias sociais se refletiram, diretamente, nas taxas de fecundidade e mortalidade; essas melhorias foram nítidas no saneamento básico, na alimentação, no trabalho e na habitação. A pirâmide etária populacional foi invertida devido as mudanças da qualidade de vida do individuo ao envelhecer, sendo esta também uma realidade em países em desenvolvimento como o Brasil.
No Brasil ,no entanto ,foi à ação medico-sanitária que deu base à diminuição da mortalidade, permitindo então, que uma maior população idosa permanecesse viva, mas sem as condições sociais que devem acompanhar o aumento da faixa etária idosa na população.
A partir da década de 1940, observa-se o inicio do declínio das taxas de mortalidade, que estendeu ate o final dos anos de 1970. A expectativa de vida aumentou em 4 anos paro os homens e 6,8 anos para as mulheres, atingindo, para estas, 53,7 anos em 1970. O crescimento da população se deu, expressivamente, a partir de 1960, com o declínio de