Actividade física e os seus benefícios na terceira idade
Universidade de Évora
Barroco, A. R.; Amendoeira, P.; Albuquerque, D.
Resumo: Neste artigo estudou-se o efeito da atividade física na terceira idade, quais os benefícios que esta implica e onde são mais visíveis, estudou-se também as diferentes formas como os benefícios foram alcançados. Este assunto tem vindo a tomar grandes dimensões desde há uns tempos para cá, visto que só trás benefícios para esta população é de extrema importância o apelo para a prática destas atividades para o maior número de indivíduos desta faixa etária. Iremos utilizar a análise de vários artigos científicos como metodologia para atingir os objetivos propostos. As principais conclusões que verificamos são, que a prática de atividade física na terceira idade só traz benefícios aos idosos, quando bem executada e de uma maneira vigiada. Estes benefícios são mais manifestados a nível corporal e a nível da saúde física, embora também haja benefícios a nível psicológico e a nível social.
Palavras-chave: Terceira Idade, Atividade física, Benefícios motores e psicológicos, Aptidão Física, Motivação.
1. 2. Introdução
A partir da realização do atual trabalho pretende-se aferir a que nível a atividade física beneficia a população idosa nas suas componentes físicas, psicológicas e sociais.
A principal meta deste estudo é mostrar de que forma a atividade física pode melhorar a vida da população de terceira idade, para que se possa incentivar a mesma a aderir a esta prática. Para tal, o estudo feito contém dados bastante atuais e de interesse social, com especial atenção às pessoas da presente faixa etária, de modo a que a informação passada seja o mais pertinente e clara possível.
Este trabalho é dirigido de modo a demonstrar que a prática de exercício físico tem o seu lado positivo, não só a nível da saúde e bem-estar físicos, como também a nível psicológico, melhorando a autoconfiança, e social na medida em que permite