Dosagem da coca-cola
DISCIPLINA – Laboratório de Química Geral e Inorgânica - Turma: T1/Módulo 1
Prof. Darliane
Data da Prática: 27/01/2014
Dosagem do Acidulante da Coca-Cola
Belo Horizonte
1° Semestre de 2014
1 Introdução
Um produto que é capaz de aumentar a acidez de um alimento ou conferir a ele sabor ácido é tido como acidulante, isso, de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Os acidulantes mais utilizados pela indústria alimentícia são os ácidos orgânicos iguais aos encontrados em frutas, tais como o ácido cítrico do limão e da laranja, o ácido tartárico, da uva e o ácido málico, presente na maçã. Também são utilizados ácidos inorgânicos, em especial o ácido fosfórico.
Não é somente a acidez dos alimentos que é alterada pelos compostos acidulantes, são também reguladores de pH, atuando como tampão nas mais diversas etapas do processamento de alimentos e diminuindo a resistência de microrganismos.
Tem função de agente flavorizante, disfarçando gostos desagradáveis de outras substâncias e tornando o alimento mais saboroso; conservadores, controlando o crescimento e desenvolvimento de bactérias patogênicas e seus esporos.
Além do mais, os acidulantes impedem o escurecimento dos alimentos, modificam a textura de confeitos, realçam a cor vermelha das carnes, contribuem para a extração da pectina e pigmentos de frutas e vegetais, alteram o sabor doce em alguns alimentos, evitam a cristalização indesejada do açúcar, potencializam a ação conservante do grupo benzoato e estabilizam o ácido ascórbico.
Entre as principais substâncias acidulantes está o Ácido fosfórico. É o principal ácido inorgânico utilizado como acidulante. É utilizado na fabricação de doces pastosos, refrigerantes que não são à base de frutas (os de cola, por exemplo), sucos artificiais e fermentos em pó. O