Avalicao de desempenho
1 Conceituação e importância
As expectativas esperadas em relação às pessoas têm-se voltado mais forte para suas habilidades, para seu desempenho e produtividade, para o comprometimento e a motivação na organização. Esses aspectos distinguem-se de pessoa para pessoa e de empresa para empresa. De cera forma, é a cultura da empresa somada às variáveis internas e externas do dia-a-dia que determinam, priorizam e valorizam mais ou menos esses fatores.
Assim, é fundamental conhecer as diferentes forças responsáveis que podem subsidiar a gestão do fator humano em um cenário competitivo, criando um modus vivendi construtivo, que permita não só alcançar os objetivos, mas, sobretudo, estabelecer um ambiente de colaboração entre as pessoas e assim obter resultados eficazes para a empresa.
A avaliação do desempenho pode ser considerada um dos mais importantes instrumentos de que a administração de uma empresa para analisar os resultados à luz da atuação de sua força de trabalho e para prever posicionamentos futuros, considerando o potencial humano disponível em seus quadros.
É uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e seu potencial de desenvolvimento futuro. Constitui-se numa série de técnicas com a finalidade e obter informações sobre o comportamento profissional do avaliado durante o seu desempenho no trabalho.
A avaliação de desempenho, vista como “apreciação do desempenho do indivíduo no cargo”, está associada às práticas de administração de Recursos Humanos. Enfatiza o autor que a Avaliação de desempenho é um conceito dinâmico, haja vista acreditar na existência de permanente avaliação – formal ou informalmente – dentro das organizações. Salienta, ainda, que a ARH constitui uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa. “É um meio através do qual se pode localizar problemas de supervisão de pessoal, de integração do empregado à organização ou no cargo que presentemente ocupa, de