Aços resistentes à corrosão
Introdução
A corrosão metálica é a transformação de um material metálico ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica em um determinado meio de exposição. Processo que resulta na formação de produtos de corrosão e na liberação de energia.
Geralmente, a corrosão metálica, está associada à exposição do metal num meio no qual existe a presença de moléculas de água, juntamente com o gás oxigênio ou íons de hidrogênio.
A adoção de uma ou mais formas de proteção contra a corrosão dos metais deve levar em conta aspectos técnicos e econômicos. Entre elas podemos sugerir a utilização de aços resistentes à corrosão atmosférica, aplicação de zincagem e pintura.
As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construção civil são as principais responsáveis pelo consumo de metal em grande escala. São também representativos os setores de eletrônica e comunicações.
Características
Aços de qualidade estrutural resistentes à corrosão são aços que apresentam garantias de propriedades mecânicas, tais como: * Boa tenacidade – combinação entre dureza e ductilidade * Boa soldabilidade – para permitir a união de perfis metálicos * A resistência mecânica relativamente elevada, tanto à temperatura ambiente como as baixas temperaturas, faz com que sejam usados em componentes de máquinas e equipamentos nos quais se exige alta confiabilidade de desempenho. * Composição química diferenciada – conferindo elevados níveis de resistência à corrosão e oxidação atmosférica quando comparados aos aços carbono comuns.
Outra característica, embora menos importante, é a aparência brilhante dos aços inoxidáveis, que se mantêm ao longo do tempo com simples limpeza, associada a resistência mecânica, torna esses materiais adequados aos usos na construção arquitetônica, na fabricação de móveis e objetos de uso domestico e a outros semelhantes.
Aços Inoxidáveis
São obtidos pela adição de níquel e cromo, porém