Planejamento estrategico
2.1 Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico teve seu conceito estabelecido num cenário de guerra e podemos concluir isso na seguinte citação, onde Chiavenato (2003) diz que “as constantes lutas e batalhas ao longo do século fizeram com o que os militares começassem a pensar antes de agir. A condução das guerras passou a ser planejada com antecipação.”
Hoje, o planejamento é um instrumento de gestão de grande importância para as organizações. Serve como base para que os gestores e suas equipes estabeleçam os parâmetros que vão dimensionar a organização da empresa, a condução da liderança, e também o controle das atividades.
O planejamento tem como objetivo, fornecer informações para que os gestores e suas equipes tenham uma base para a tomada de decisão, ajudando-os a atuar de forma pró-ativa, antecipando as mudanças que podem ocorrer no mercado que atuam.
Drucker (1984) define muito bem o planejamento estratégico em sua seguinte citação “planejamento estratégico é um processo contínuo de, sistematicamente e com maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado destas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.”
Kotler e Armstrong (2000) definem o planejamento estratégico como o “processo de desenvolver e manter um ajuste estratégico entre os objetivos e capacidades da empresa e as mudanças nas suas oportunidades no mercado. O planejamento estratégico estabelece a base para o resto do planejamento de uma empresa. Ele consiste em definir uma missão clara para empresa, estabelecer objetivos que apóiem esta missão, planejar um portfólio de negócios e produtos é o melhor para a empresa e quanto de apoio financeiro deve ser dado a cada um.”
2.1.1 Planejamento Estratégico