corrosao
Matricula:
1) a) Os aços inoxidáveis são altamente resistentes à corrosão (ferrugem) em diversos ambientes, especialmente na atmosfera ambiente. Seu elemento de liga predominante é o cromo; uma concentração de pelo menos 11 %p é necessária. A resistência à corrosão tambem pode ser melhorada através de adições de níquel e molibdênio.
*Martensíticos: podem ser tratados termicamente, de tal maneira que a martensita é o seu microconstituinte principal. São magnéticos.
*Ferríticos: são compostos pela fase ferrita α (CCC). São endurecidos e têm a sua resistência aumentada por trabalho a frio, pois não são tratáveis termicamente. São magnéticos.
*Austeníticos: são os mais resistentes à corrosão, devido aos seus altos teores de cromo e também às adições de níquel, e eles são produzidos nas maiores quantidades. São endurecidos e têm a sua resistência aumentada por trabalho a frio, pois não são tratáveis termicamente e não são magnéticos. b) Aço Patinável, também conhecido por pelas marcas Corten, Cor-Ten, Cosacor ou Niocor é um tipo de aço que em sua composição contem elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. Este tipo de aço é muito utilizado na construção civil, apresenta em média 3 vezes mais resistência à corrosão que o aço comum. Uma de suas principais características é a camada de óxido de cor avermelhada que se forma quando ocorre a exposição do aço aos agentes corrosivos do ambiente. Aplicável também na fabricação de esculturas e objetos decorativos. Além de dispensar a pintura em certos ambientes, os aços patináveis possuem uma resistência mecânica maior que a dos aços estruturais comuns. Esta vantagem é melhor observada em ambientes extremamente agressivos, como regiões de orla marítima e também regiões que apresentam grande poluição de dióxido de enxofre. Em ambas situações, os aços patináveis apresentam uma proteção superior àquela inerente aos aços comuns. Os aços de baixa liga e alta resistência mecânica resistentes à