Gestão laboratorial
Faculdade Anhanguera
Professora: Kelly Simões
Curso: Biomedicina Turno: Noturno
Disciplina Gestão Laboratorial
Aluna: Luriane Damasceno Leão RA: 4200052852
Resenha do artigo: Responsabilidade civil nas atividades desenvolvidas por Laboratórios de Análises Clínica.
Introdução
Esse texto vem abordar um assunto praticamente esquecido por muitos laboratórios, a responsabilidade que deve ser empenhada em todo o processo laboratorial para que não haja erros.
Afinal essa é uma área em que lidamos diretamente com vidas, e temos responsabilidade para com elas, e um diagnostico preciso pode contribuir para o salvamento de uma vida, pois proporcionará um tratamento correto e adequado, assim como um diagnostico errôneo pode mascarar uma doença, atrasando o tratamento e dependendo da gravidade da doença podendo levar até o óbito.
Responsabilidade civil nas atividades desenvolvidas por Laboratórios de Analises Clinica.
Uma única pessoa não pode ser responsabilizada por um diagnostico errôneo, pois o diagnostico é feito por um grupo de pessoas que interferem no processo em diferentes etapas, que agem desde a coleta até o momento final onde emitido o laudo.
No caso de o paciente reivindicar judicialmente uma reparação, a pessoa jurídica é quem deve ser acionada, ou seja, o responsável pela empresa. Qualquer pessoa que exerce uma atividade econômica é responsável pelos que riscos que há nela, e tendo a obrigatoriedade de ressarcir e indenizar a vitima.
A culpabilidade por sua vez recai sobre a pessoa responsável por todo o funcionamento do laboratório o responsável técnico, mesmo que esse não tenha ligação direta ou conhecimento sobre o erro.
Deve haver por parte do laboratório e de seus colaboradores extremos cuidados e atenção, durante todo o processo de diagnostico.
A relação entre o laboratório e o paciente é uma relação de comercial já