Gestao de Equipamentos Laboratoriais
1.0. Introdução
Um laboratório é uma sala ou espaço fisico em que os parametros ambientais são controlados e equipado com diversos instrumentos de medição que permitam uma correcta medida ou análise do objecto de estudo, compreendendo que em um laboratório fazem-se procedimentos diversificados como por exemplo: execuções experimentais, calculos ou determinações, análises que podem ser de natureza Química, Bilógicas quer análises Físicas. Para o melhor funcionamento do Laboratório é necessário que haja um gerenciamento adequado para que as actividades sejam continuas sem iteropções indesejadas, e com materiais de qualidade e em boas condições.
2.0. Gerenciar equipamentos
De acordo com o site do controllab, a gestão dos equipamentos envolve todas as etapas ligadas ao parque tecnológico do laboratório e trata-se de uma atividade de apoio à produção laboratorial. Portanto, deve estar totalmente integrada à gestão do próprio negócio. Hoje é crescente a complexidade das instalações, que podem incluir automação sofisticada e diversidade das linhas tecnológicas integradas. é imprescindível que os equipamentos estejam em boas condições para que os laboratórios possam atender suas actividades normalmente e é fundamental prevenir defeitos e reduzir a variação e os desperdícios em toda a cadeia de valores.
2.1. Em busca do acidente zero, defeito zero e quebra zero
“Acidente zero, defeito zero e quebra zero” dos equipamentos fazem parte do gerenciamento moderno, que busca a eficiência global do equipamento, eliminando todas as perdas. Para chegar lá, o passo inicial é definir equipe de trabalho, respeitando-se as dimensões do laboratório, e uma liderança fortemente interada com toda a gestão do laboratório.
2.2. Gestão de equipamentos de um laboratório
A gestão de equipamentos envolve todas as etapas ligadas ao parque tecnológico do laboratório. Isso inclui o planejamento da introdução de