Gestão de resíduos laboratoriais
Proposta para intervenção sobre produtos reacionais e o uso indiscriminado de reagentes analíticos em laboratórios didáticos.
Eric Gama Vido1*, Simone Jaconetti Ydi2 egamavido@yahoo.com.br; simonydi@uol.com.br
Palavras Chave: Sistema de Gestão, Produtos Reacionais, Reagentes Analíticos.
Introdução
Negligenciado por seu baixo volume 1, produtos reacionais perfazem valores superiores aos limites recomendados pelos órgãos ambientais 2 quando se considera a somatória em um mesmo período. Paralelamente, o uso indiscriminado de reagentes onera o número de rejeitos e tem impacto no custo de uma unidade. Este estudo, aplicado ao curso superior de Química do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA), considerou fatores econômicos e ambientais em atenção ao caráter educativo que pode ser implícito nas aulas laboratoriais, em favor de um sistema de gestão. Foram analisadas 27 propostas de ensaios em laboratório no curso, considerando os limites de despejo normatizados no Estado de São Paulo. A discussão delineia ferramentas para conduzir uma atuação mais responsável nos laboratórios da instituição.
Resultados e Discussão
A triagem documental forneceu dados para caracterização e estimativa de reagentes usados e rejeitos descartados. Três grupos problema, foram ordenados: soluções padronizadas, soluções reconhecidas por análise e produtos reacionais. Possuem potencial de trabalho, devido ao impacto no meio e quantidades que podem ser captadas, os produtos listados na Tabela 1.
Tabela 1. Rejeitos de ensaios no curso de Química FSA
Produto
Grupo
Produto
Grupo
KMnO4
0,1 mol L-1
Solução padronizada
Fe3+
8 g L-1
Solução reconhecida por análise
NaOH
0,1 mol L-1
Solução padronizada
Mg2+
0,01 mol L-1
Solução reconhecida por análise
EDTA
0,01 mol L-1
Solução padronizada
Íon Ag+
Produto reacional
K2Cr2O7
Produto reacional
Íon Zn2+
Produto reacional
KMnO4
Produto