Gestão Laboratórial
Elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações. A elaboração de um projeto requer antes de tudo um ambiente adequado para o desenvolvimento das ideias do grupo, requer tempo e paciência para que se possa trabalhar em conjunto, exercitando o respeito e o dom de ouvir o outro.
A organização do projeto em um documento nos auxilia a sistematizar o trabalho em etapas a serem cumpridas, compartilhar a imagem do que se quer alcançar, identificar as principais deficiências a superar e apontar possíveis falhas durante a execução das atividades previstas.
Um serviço de laboratório eficiente e de custos adequados resulta de planejamento e projetos criteriosos com a finalidade de atender as necessidades de pessoal, equipamentos e espaço físico. A organização do laboratório inclui a estrutura e os processos, com a estrutura referindo-se ao modelo e o processo às relações e sistemas interativos. Os três elementos fundamentais para a organização no laboratório são o local de trabalho, a equipe e as tarefas a serem realizadas. Esses elementos existentes ou antecipados fornecem os fundamentos para o melhor aproveitamento do espaço físico, da equipe e dos recursos financeiros. O processo de projetar um novo laboratório ou reformar um já existente envolve muitas decisões e exige a contribuição de vários profissionais para o desenvolvimento e a implementação do projeto. A construção ou reforma de um laboratório inicia com a adoção de normas estabelecidas por órgãos federais e regionais, que, dentre outros pontos, determinam a necessidade de um projeto executivo arquitetônico.
O profissional de arquitetura/engenharia possui papel fundamental na elaboração dos projetos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS). Independentemente do espaço ou estabelecimento construído, cabe ao arquiteto ou engenheiro, mediante uma metodologia de anamnese, análise, interpretação, diagnose para elaborar