arte
Relevo Dada
Relevo Dada data de 1916, ano em que o movimento foi fundado em Zurique. A peça faz parte de uma serie chamada Formas Terrenas que são relevos em madeira que Hans Arp aparafusou uns sobre os outros, e depois pintou. Nesta construção, ele baniu o ângulo reto do seu repertorio e deu a cada peça individual de madeira contornos curvos e ondulantes. Outra característica é o fato de os elementos não se encontrarem fixos a uma parede posterior neutra. Para a arte, tratava-se de uma nova experiência e uma importante percepção formal.
Colagem disposta segundo leis do acaso
Hans Arp procurou dar aos seus trabalhos um caráter impessoal O reconhecimento do acaso com verdadeiro centro do Dada vitalizou-o e tornou se em suas mãos a magia que imbuia não apenas sua obra mas toda sua existência. O principio do acaso é base do design.
Quadro-i
Esta colagem de formato reduzido é composta por vários pedaços de papel cortado em formas retangulares. Os elementos são todos posicionados paralelamente aos lados do quadro. O mais importante na obra é a poderosa representação da letra “i”, desenhado por stencil.
Raoul Hausmann
O critico de arte
O Dadaísmo, segundo Hausmann, transcendia a arte estado-das-emoções dos expressionistas e a sua exploração dos chamados “ecos da alma” na pintura. Assim Hausmann deu rédea livre à sua ira contra a pintura do Expressionismo estabelecido e contra os críticos de arte que a promoviam. Na sua colagem O critico de arte, Raoul Hausmann criou o modelo a partir de varias fontes pictóricas e deu ao repórter a cara do seu colega dadaísta George Grosz, carimbou o busto da figura com as palavras retrato construído George Grosz, mas esse texto foi riscado, além disso o fato dos seus olhos e bocas estarem tampados torna-o difícil de identificar. Ele enverga um elegante fato de três peças e na sua mão direita segura um lápis excessivamente grande, que