Resumo do capítulo 3 de Heloisa Luck
Competências de monitoramento de processos educacionais e avaliação institucional.
O Diretor estabelece na escola práticas de monitoramento de todos os processos educacionais e de avaliação de seus resultados, avalia continuamente o entendimento sobre os significados atribuídos ao monitoramento escolar, sempre envolvendo e orientados todos os participantes da comunidade escolar na realização contínua desse processo para obter melhores resultados profissional. Está sempre criando sistema de integração, resultado, e avalição de modo que possa agregar os dados e informações sobre o desempenho escolar.
Utiliza e orienta a aplicação de resultados do monitoramento e avaliação na tomada de decisões, adotando sistema de indicadores educacionais para orientar a coleta e análise de dados sobre os processos educacionais como condição para monitorar e avaliar o seu desempenho. O monitoramento é visto como um controle cercador e limitado, portanto, negativo, e a avalição como estratégia de encontrar erros e causar reprovações. Sugerimos a proposta que esse entendimento possa ter mais a ver com o modo como a avaliação é praticada nas escolas do que como seu real significado pedagógico. Essas percepções revelam um entendimento inadequado e até mesmo prejudicial, sobre o monitoramento e avaliação, que atribui impressões com resultados negativos.
Segundo ( Luck e Parente, 2005; Luck, 2006 ) Mediante a associação entre monitoramento e avaliação pelos próprios profissionais que atuam na escola, com uma perspectiva reflexiva e crítica de estudo sobre suas práticas e seus resultados, seria possível agir pedagogicamente sobre situações como essas e supera-las.
O significado de monitoramento e avalição.
O monitoramento é o processo de acompanhamento sistemático e descritivo dos processos de implementação de plano ou projeto de ação, com o objetivo de garantir sua maior