Formação de Preços de Venda
• Conceito e elementos básicos para formação de preço de venda Multiplicador sobre os custos (mark-up) É uma metodologia para se calcularem preços de venda de forma rápida apartir do custo por absorção de cada produto. O conceito de mark-up pelas empresas é o custo por absorção. Apartir do custo de absorção de cada produto aplica-se um multiplicador de forma que os demais elementos formadores de preço de venda sejam adicionados ao custo apartir deste multiplicador. Os elementos que constam no mark são os seguintes.
• Mark-up I – despesas e margem de lucro Despesas administrativas, despesas comerciais, outras despesas operacionais, custo financeiro de produção e venda margem de lucro desejado.
• Mark- up II – imposto sobre venda. Exemplos: ICMS, PIS , COFINS
• Mark-up genérico O custo industrial padrão por absorção é o grande elemento diferenciador para a formação de preço de venda, o mais comum é utilizar o mark-up genérico para todos os produtos. Isso quer dizer que, na construção do índice multiplicador que será aplicado sobre o custo por absorção, os indicadores das despesas operacionais sobre vendas serão os mesmo percentuais para todos os produtos. Com relação aos impostos sobre vendas caso existam impostos não incidentes não se aplicas sobres os custos os percentuais relativos a este custo.
• Mark-up por produto Podemos construir um mark-up básico para cada produto, linha de produto ou divisão de produto. O pressuposto básico é de que só o custo por absorção é o elemento diferenciador do custo do produto, também os dados de despesas operacionais no todo ou parcialmente bem como margem e custo financeiro.
• Mark-up e sistema de informação contábil
Podemos ter pelo menos três composições de mark-up. o Mark-up genérico: integraremos a formação de preço de venda com o gerenciamento contábil global o Mark-up por produto: integraremos a formação de preço de venda com o gerenciamento