AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Posso afirmar que a Avaliação Institucional da Faculdade Maurício de Nassau proporciona um acompanhamento permanente das várias esferas da vida acadêmica, como: ensino, pesquisa, extensão e até mesmo na gestão administrativa.
Entendo também que esse procedimento é um instrumento de natureza democrática e participativa, capaz de auxiliar a Instituição e os indivíduos a concretizarem seus objetivos, garantindo um caráter de confiabilidade aos projetos propostos e em desenvolvimento.
É perceptível que com a Avaliação Institucional só temos a ganhar, pois trata-se de instrumento de acompanhamento, análise e avaliação de todas as funções e atividades de apoio técnico e administrativo que subsidiem o processo de desenvolvimento institucional e o estabelecimento de práticas, diretrizes e estratégias para o cumprimento da missão da referida Instituição, ou seja, ser uma organização de ensino, pesquisa e extensão voltada para a realidade atual.
Sendo assim, a Avaliação Institucional sensibiliza constantemente a comunidade acadêmica para a construção de uma cultura avaliativa visando a melhoria da qualidade na mesma e a prestação de contas aos alunos, seus pais e a sociedade em que a Instituição Maurício de Nassau está inserida.
Facilita também na elaboração de um diagnóstico permanente das atividades curriculares e extracurriculares (funções de ensino, pesquisa, extensão e suas formas de gestão), objetivando a orientação pedagógica dos cursos e a definição de uma concepção de excelência acadêmica a ser alcançada.
Através dela também podemos propor mudanças no projeto pedagógico, ouvindo não só nós alunos, como professores e funcionários técnico-administrativos, incentivando-os a participar ativamente do processo avaliativo.
Considerando que uma avaliação institucional ampla e consistente pode colaborar significativamente na reestruturação do capital cultural e formação de uma cultura de avaliação na comunidade