Avaliação institucional
Palavras-chave: avaliação institucional; gestão escolar; políticas educacionais.
1- INTRODUÇÃO
O presente artigo apresenta reflexões a respeito das contribuições da avaliação institucional para a melhoria das escolas de educação básica, a partir de um processo de gestão democrática. Para este entendimento, é necessário abordar temas como a gestão da escola, o projeto-político-pedagógico enquanto estratégia para o direcionamento escolar e as políticas de avaliação institucional.
A partir dessas considerações, o problema de pesquisa que norteou o presente trabalho foi: Quais são as contribuições que a avaliação institucional pode apresentar para a gestão democrática da escola de educação básica?
A avaliação institucional não mais é vista como um instrumento de controle burocrático e centralizador, em conflito com a autonomia. Ela está sendo institucionalizada como um processo necessário de administração do ensino, como condição para a melhoria do ensino e da pesquisa e como exigência da sociedade democrática. Mesmo assim, ela encontra resistências. Segundo Gadotti, (...) Não se constitui numa prática constante. Ela é algo a ser instituído num instituinte onde não existe muita cultura da avaliação (...).
Partindo destes pressupostos, a urgência de se desenvolver ações que busquem o aprofundamento do conhecimento sobre a escola e a melhoria da qualidade do ensino remete à avaliação que, nesse sentido, torna-se importante subsídio para o diagnóstico e para a tomada de decisão no espaço escolar. No que se refere à educação básica, tem-se como proposta de avaliação o SAEB, Sistema de Avaliação da Educação Básica, que objetiva conhecer a realidade da escola pública brasileira a partir de exames de proficiência em Matemática e em Língua Portuguesa.
O SAEB é a primeira iniciativa brasileira, em âmbito nacional, no sentido de conhecer mais profundamente o nosso sistema educacional. Além de coletar