guerra fria
Professor: Ada
Tema: Guerra Fria
Aluno: Marcelo Augusto
Uberlândia 14/05/2014
Guerra Fria
Guerra Fria foi um período de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética. Foi iniciada ao final da Segunda Guerra Mundial (1945). Houve conflito de ordem militar, social, política, tecnológica, econômica e ideológica entre as duas nações e suas áreas de implantação política.
Muitos argumentam que foi uma disputa de países que defendiam Liberdades civis, como a liberdade de opinião e de expressão e de voto, representados pelos Estados Unidos e outros países ocidentais e do outro lado a ditadura comunista ateia onde era suprimida a possibilidade de eleger e de discordar, defendida pela União Soviética e outros países comunistas imposto por ela. Há ainda alguns que acreditam que foi um conflito entre o capitalismo e o socialismo totalitário.
É denominada "fria" por ser uma disputa que ocorreu apenas no campo ideológico, não tendo um combate militar declarado entre Estados Unidos e URSS. Justamente porque, ambos estes países estavam armados com milhares de mísseis nucleares. Então se houvesse uma guerra poderia ser o fim dos dois países e, uma grande chance de extinguir toda a humanidade. Porém acabaram influenciando conflitos em outros países como, Vietnã e. Coréia Foi estabilizada na década de 1960 até à década de 1970 e sendo reativado nos anos 1980 pelo presidente estadunidense Ronald Reagan através de um projeto nomeado de "Guerra nas Estrelas".
As duas superpotências iniciaram uma disputa de poder econômico, ideológico e político ao redor de todo o planeta. Este processo se caracterizou pelo envolvimento dos Estados Unidos e União Soviética em diversas guerras regionais, onde cada potência apoiava um dos lados em guerra.
Ainda havia os chamados países não alinhados, eles ficaram de fora do conflito não se alinhando aos blocos pró-URSS ou