Avalia o da Aprendizagem Resenha
Na área da educação é necessário estabelecer uma estrada entre a vida estudantil e a vida profissional, desenvolvendo habilidades e comportamentos necessários para a conquista de competências profissionais, estimulando o interesse pelo ensino e ampliando os horizontes humanos para questões relacionadas às diferenças culturais, práticas e tendências pedagógicas que o profissional da educação deve assumir dentro e fora das salas de aula. É nesse contexto que iremos trabalhar, administrando conceitos sobre a avaliação da aprendizagem no processo educacional.
Resenha do texto “Avaliar com eficácia e eficiência”
É necessária a ampliação dos horizontes humanos sobre a avaliação escolar, uma vez que o seu objetivo é mostrar se o conteúdo administrado pelo profissional da educação (professor), dentro da sala de aula, foi desenvolvido através das habilidades do aluno. Outro ponto muito importante no processo educacional, é diferença entre eficácia e eficiência. No que tange a eficácia devemos entendê-la como a capacidade de produzir efeitos ao passo que eficiência é à iniciativa e qualidade da educação.
Ideias principais do texto
A avaliação da aprendizagem é angustiante para muitos professores.
Muitos educadores acreditam que a maneira mais eficiente de avalizar a aprendizagem se restringe à aplicação da prova. O que eles não sabem é que a avalição precisa ser observada sob novos parâmetros, ou seja, avaliar o aluno é conduzir de um ser ativo para um ser passivo influenciando-o a buscar a querida amiga aprendizagem. Nesse contexto cabe ao professor construir recursos metodológicos e filosóficos para dar aula.
Papel do professor no processo de avaliação da aprendizagem
O professor sendo o agente responsável pela transformação de indivíduos deve ser construtivista onde 80% da aprendizagem ocorrem no aluno e 20% ocorre na relação entre corpo docente e corpo discente. O educador tem que assumir um ato pedagógico que pode ser definido como uma atividade