Questões de Instalações Elétricas
Objetivo: As questões a seguir tem por objetivo nortear o aluno de Instalações Elétricas do 5º e 6º períodos do Curso de Eletrotécnica, para o estudo da disciplina, bem como preparar para as avaliações futuras.
1. A transmissão de energia elétrica pode ser realizada por Corrente Alternada ou por Corrente Contínua. Porque a transmissão da energia em Corrente Contínua é mais vantajoso que a Corrente Alternada?
R: O custo de uma linha de transmissão é essencialmente o peso dos cabos utilizados, compostos de alumínio, aço e ligas. O cabo também define essencialmente as perdas, que são proporcionais ao quadrado da corrente. O sistema em corrente alternada é trifásico, necessitando de três conjuntos de cabos. Para corrente contínua, necessita-se somente de dois conjuntos de cabos, um para cada pólo. Alternativamente pode-se usar somente um pólo, usando o terra como retorno.
Uma linha em corrente contínua pode interligar dois sistemas em corrente alternada, que podem estar fora de sincronismo ou em freqüências diferentes (veja por exemplo Itaipu). Estas linhas também aumentam a estabilidade do sistema, pelo desacoplamento entre sistemas, e pela possibilidade de controle do fluxo de potência. Este controle também permite o chaveamento suave, evitando o surgimento de transitórios indesejáveis.
2. Descreva o funcionamento do transformador a vazio e com carga.
R: Vazio: Este é feito com o secundário em aberto, não ligado a nada, por isso o nome “a vazio”, então liga-se no primário a sua tensão nominal. Podemos então deduzir que o transformador estar realmente a vazio, pois não há carga conectada no secundário. Como não há carga no secundário, a corrente no secundário é nula, e a corrente no primário é mínima, suficiente apenas para magnetizar o núcleo.
Carga máxima ou Curto: Como o secundário está em curto, já saberemos que não se pode aplicar a tensão nominal no primário, sob o risco de queimar o