RESENHA DE LN
BARLOW, Michel. O que é avaliar? A avaliação entre cotidianidade e ritualismo. In: Avaliação Escolar: Mitos e Realidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.
Eliene Santos de Almeida
Michel Barlow é doutor em filosofia e humanidades. Tem dedicado a sua vida ao ensino, tanto como professor de secundário como de pedagogia na Universidade de Lyon e no Instituto Católico de Paris. É autor de numerosos livros e artigos sobre educação.
A avaliação acontece a todo instante de nossas vidas. Seja ela pessoal, profissional e educacional. É por meio dela que se determina o progresso e acesso adequado às necessidades das pessoas, ou o fracasso das mesmas. A avaliação não é um ato concluso; é algo que se faz ao de todo processo de ensino e de aprendizagem. Esta deve ser contínua e sistemática para que possibilite adequações e procedimentos de tomada de decisões.
O capítulo 1 do livro Avaliação Escolar: Mitos e Realidades de Michel Barlow “A avaliação entre cotidianidade e ritualismo” aborda como tema a avaliação como uma perspectiva ampla, relacionando o cotidiano humano, as práticas sociais, o poder dos mitos e dos ritos que se manifestam em todos os espaços, principalmente no espaço escolar e na vida das pessoas em geral.
O autor analisa de forma clara e abrangente as discussões que implicam nas diversas formas de entender o que é avaliar, com discernimento, análise crítica, harmônica e ao mesmo tempo com carinho. De forma alguma expõe ou ridiculariza o que expõe, busca entender a prática efetiva e os efeitos que isso produz, ainda mostra de que maneira a avaliação reproduz inconscientemente os hábitos jurídicos e costumeiros dos povos, além do mais revela os segredos que estão nos pensamentos, mas não foram expressos.
O texto está dividido em quatro subtítulos que mencionam a avaliação desde a idéia que esta pode ostentar até as suas características e usualidades em determinados grupos sociais. No Subtítulo “A Avaliação: A palavra e as fontes” – o autor expõe uma série