Resenha de : CINTRA, Anna Maria Marques, et.al. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Polis, 2002. 96p.

603 palavras 3 páginas
Resenha

CINTRA, Anna Maria Marques, et.al. Para entender as linguagens documentárias. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Polis, 2002. 96p.

Por: Jaqueline Salles Passos.

São quatro as autoras do livro: Anna Maria Marques Cintra, Maria de Fátima Gonçalves Moreira Tálamo, Marilda Lopes Ginez de Lara e Nair Yumiko Kobashi. Elas começam lembrando quão importante é a palavra, que por sua plasticidade entre outras características, vem a ser o suporte do conhecimento. O livro resenhado é constituído por quatro capítulos além da apresentação, introdução e bibliografia. No primeiro capítulo intitulado conhecimento, informação e linguagem, as autoras abordam de maneira sucinta algumas definições de informação e conhecimento numa primeira parte do capítulo, frisando sempre que a informação está ligada ao conhecimento e se baseia na dinâmica de quem emite e também na dinâmica de quem recebe o enunciado; outra consideração importante sobre o que é informação é a constatação da necessidade de que haja a identificação de um sinal seguida da interpretação desse sinal como mensagem, é inevitável essa característica de transmissibilidade. As autoras concluem o primeiro capítulo abordando as características gerais da linguagem e ressaltando três aspectos: demarcação, significação e comunicação; elas citam Barthes para sustentar a afirmativa de que todos os fazeres humanos são formas de linguagem. As autoras ainda fazem comentários sobre as mudanças na concepção de linguagem no decorrer do tempo lembrando que tudo depende da ideologia reinante nas diferentes sociedades e tempos históricos. Atualmente a linguagem e concebida como um sistema, o símbolo só tem significado compreensível dentro desse sistema como um todo. O capítulo dois dedica-se às linguagens documentárias (LDs) e história da documentação; as autoras definem a linguagem documentária como um sistema simbólico constituído por um conjunto de termos usados para representar os

Relacionados