Ferro Fundido
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
HAROLDO HUBNER NETO
FERRO FUNDIDO E SUAS DIFERENÇAS
O ferro fundido é o que chamamos de uma liga ternária. Isso quer dizer que ele é composto de três elementos: ferro, carbono, variando de 2 a 4.5% e silício 1 a 3%, Podendo ter 4 variações, Cinzento; Branco ; Maleável; Nodular.
A diferença entre eles estão no modo de preparo e na porcentagem de silício, além claro das características e aplicações.
O ferro fundido cinzento, o mais produzido e utilizado pela industria, chegando a 75 %, onde é aplicado em bloco de motores, engrenagens de alta dimensão além de fundição em geral, sendo recomendado para aplicações que requeiram moderadas propriedades mecânicas.
Ferro fundido nodular, tem Melhores propriedades mecânicas (ductilidade e resistência mecânica) dentre os ferros fundidos, tendo aplicações em tubos centrifugados para saneamento válvulas para vapor e produtos químicos, virabrequins, engrenagens.
Ferro fundido vermicular, apresenta característica que leva a uma redução na resistência à fratura e na resistência à fadiga do material, sendo empregado em bloco de motores a diesel e disco de freio de trens.
A principal diferença entre eles esta na microestrutura, onde tem se encontra em varias estruturas , nas propriedades mecânica o ferro fundido vermicular encontra se na mediana do demais, onde o nodular apresenta, resistência a tração, Alongamento, Módulo de Elasticidade, já na micro estruturas o cinzento, apresenta grafita em flocos, o nodular em módulos e o vermicular, no formato de vermes.
Com isto podemos concluir, que é indispensável conhecer o ferro fundido, para saber aplicar no seu uso correto para ter uma maior otimização mecânica.
REFERÊNCIA
Imagens e tabela retirada do slide: Ferro Fundido Cinzento, Nodular e Vermicular Breno Thomé Guilherme Guedes Moreno Prof. Lucas Freitas Berti Engenharia de Materiais - UTFPR