157 958 1 PB
COMO ESTRATÉGIA NA REDUÇÃO DE CUSTOS EM
INDÚSTRIA DE FITOTERÁPICOS
THE USE OF JIT, MRP II AND OPT TOOLS AS STRATEGY TO REDUCE COSTS
IN PHYTOTHERAPIC INDUSTRY
USO DE HERRAMIENTAS JIT, MRP II OPT COMO ESTRATEGIA Y LA
REDUCCIÓN DE COSTOS EN LA INDUSTRIA DE HIERBAS
Andre Renato Barretto
Mestrando em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista, MBA em Controladoria e Finanças (ITE). andrebarretto15@uol.com.br.
RESUMO
Seguindo uma nova tendência mundial, o segmento farmacêutico passa a reforçar seus investimentos na área de tecnologia de industrialização do natural, ou seja, o fitoterápico. O uso de produtos fitoterápicos tem apresentado uma crescente expansão, devido ao seu potencial de prevenção e com menos efeitos colaterais. Para que essas indústrias alcancem vantagem competitiva, é primordial a adoção de ferramentas como Just in Time, Manufacturing Resources
Planning e Optimized Production Technology, de modo a aumentar a qualidade de seus produtos e alcançar os objetivos de otimização de recursos e racionalização de estoque e, consequentemente, reduzir custos. O presente estudo se propõe a uma análise de dados estatísticos industriais, por meio de um estudo de caso, único, exploratório, com escopo limitado, de forma a criar um modelo de análise gerencial para efetiva utilização da capacidade instalada. Após essa etapa, será elaborada uma análise do sistema produtivo e a sua influência sobre a logística e a contabilidade de custos, com foco nos seguintes ponto: produção, previsão de vendas, sazonalidade, layout, gestão de estoques, logística de suprimentos e de distribuição.Com os resultados analisados, podem-se obter informações para desenvolver um fluxo logístico, buscando melhorias contínuas nas indústrias do ramo de fitoterápicos. Through the results obtained may be information to develop a logistics flow, seeking continuous improvement industries branch of herbal medicine.
Palavras-chave: Logística.