ferro fundido
Wilson Luiz Guesser, Luís Carlos Guedes Indústria de Fundição Tupy
Trabalho apresentado no Seminário da Associação de Engenharia Automotiva - AEA, São Paulo, 1997
RESUMO
São apresentadas inovações na tecnologia de ferros fundidos, enfocando materiais, propriedades e aplicações, bem como tendências nas técnicas de fabricação que resultam em alterações de qualidade e custo de componentes fundidos.
Discutem-se exemplos de aplicação a altas temperaturas e a solicitações de fadiga térmica de ferros fundidos vermiculares e nodulares ligados ao Si e Mo. Apresentam-se também desenvolvimentos em ferros fundidos nodulares bainíticos, inclusive com tratamentos de nitretação visando utilização em engrenagens. O uso de elementos de liga como Ti e Nb para aumentar a resistência ao desgaste em nodulares e cinzentos é também discutido.
Enfocam-se ainda técnicas de fabricação que vem sendo crescentemente empregadas visando aumento de precisão dimensional, melhoria de acabamento interno de peças com cavidades complexas e otimização da usinabilidade.
1) INTRODUÇÃO
A tecnologia de ferros fundidos tem recebido, continuamente, importantes desenvolvimentos, tanto em processos de fabricação como em materiais. Estes desenvolvimentos, resultantes de necessidades nas áreas de aplicação ou ainda de redução de custos, trazem como consequência a atualização tecnológica de um material de longa tradição de uso na indústria automobilística. No presente trabalho são descritas algumas destas inovações, tanto no que se refere às propriedades dos ferros fundidos, bem como à sua tecnologia de fabricação.
2) APLICAÇÕES A ALTAS TEMPERATURAS
O uso de ferros fundidos nodulares ferríticos, contendo Si e Mo como elementos de liga, tem se firmado em aplicações para altas temperaturas, tais