ferro fundido
O ferro fundido é obtido no forno cubilô usando como matéria-prima o ferro gusa e sucatas de aço e ferros fundidos (fofos). É um forno vertical cilíndrico revestido de tijolos refratários e equipado com ventaneiras na parte inferior. A carga, que é feita por uma abertura lateral, na parte superior e consiste de ferro gusa, sucatas de ferro fundido e aço, carvão coque e calcário. Essas matérias-primas são depositadas em camadas alternadas. O metal fundido se reúne no fundo do forno, de onde é escoado pela bica a determinados intervalos de tempos. A escória é previamente retirada por outro orifício situado em um nível mais alto. O fundo de o forno cubilô também pode ser removido para a limpeza reparação da sola.
Tipos de ferros fundidos
Os ferros fundidos são ligas de ferro e carbono com teores elevados de silício e também sendo fabricados a partir do ferro-gusa. Neste caso, o carbono esta presente em teores situados entre2 e 4,5%.O ferro fundido e o que chamamos de uma liga ternária. Isso quer dizer que ele e composto de três elementos: ferro, carbono (2 a 4,5%) e silício (1 a 3%). Existe ainda o ferro fundido ligado, ao qual outros elementos de liga são acrescentados para dar alguma propriedade especial a liga básica. Dependendo da quantidade de cada elemento e da maneira como o material e resfriado ou tratado termicamente, o ferro fundido será cinzento, branco, maleável ou nodular. O que determina a classificação em cinzento ou branco e a aparência da fratura do material depois de seu resfriamento. Essa aparência, por sua vez, e determinada pela forma como o carbono se apresenta depois que a massa metálica solidifica.
Ferro fundido cinzento, o carbono se apresenta sob a forma de grafita, semelhante `a grafite dos lápis comuns, em flocos ou laminas, que da a cor acinzentada ao material. Como o silício favorece a decomposição da cementita em ferro e grafita, esse tipo de liga ferrosa apresenta um teor maior de