Enfermagem
18
SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Maria Aparecida Tedeschi Cano*
Maria das Graças Carvalho Ferriani**
Romeu Gomes***
CANO, M.A.T.; FERRIANI, M.das G.C. Sexualidade na adolescência: um estudo bibliográfico. Rev.latinoam.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 8, n. 2, p. 18-24, abril 2000.
Esta é uma pesquisa bibliográfica onde se buscou construir a história da sexualidade através dos tempos e as influências culturais, sociais e religiosas nessa trajetória. Nosso objetivo foi o de buscar na literatura as raízes das dificuldades enfrentadas pelos homens de nossos dias para abordar temas relacionados à sexualidade principalmente junto aos filhos adolescentes que necessitam dessa orientação para viver uma sexualidade com segurança e também mais saudável.
UNITERMOS: sexualidade, adolescência
INTRODUÇÃO
Os profissionais de saúde que se propõem a trabalhar com grupos de adolescentes nas Unidades
Básicas de Saúde, Escolas ou Centros Comunitários, sabem que a questão que emerge com muito significado nas discussões é a sexualidade.
Como enfermeiras, desenvolvendo atividades de orientação sexual junto a grupos de adolescentes nas escolas ligadas ao Programa de Saúde Escolar (PROASE) em Ribeirão Preto-SP, temos vivenciado a experiência de abordar assuntos como a gravidez, a contracepção, as
DST/AIDS, o homossexualismo, a masturbação e o
“ficar”, entre outros, e que nos levam a repensar nossos valores e atitudes frente a estas questões.
Por outro lado, sabemos que os adultos que cercam o adolescente, pais e professores, têm dificuldade para abordar essa temática no dia-a-dia, não permitindo com isso que os jovens tenham uma fonte segura, principalmente nos dias atuais, para esclarecer suas dúvidas. Segundo OSÓRIO (1992), a adolescência é uma etapa da vida na qual a personalidade está em fase final de estruturação e a sexualidade se insere