Exercícios de fixação o proteção o de sistemas elétricos
Disciplina proteção de sistemas elétricos
1 – Qual seu entendimento sobre proteção do sistema elétrico?
R – É um conjunto de dispositivos responsável por garantir a desconexão diante de operacionalidade fora dos limites, protegendo linhas, barras e equipamentos com o objetivo de diminuir ou evitar risco de vida e danos materiais e por fornecer informações para recuperação do sistema elétrico, monitorando dados com o intuito de se estudar posteriormente as causas das “falhas” ocorridas.
2 – Que viabilidade é proporcionada pelo Trafo de força?
R - O aproveitamento econômico da energia elétrica pela transmissão em tensões cada vez mais altas, possibilitando grandes economias nas linhas de transmissão em trechos cada vez mais longos.
3 – O que são transformadores de instrumentos? Quais as principais funções?
R - É um dispositivo de precisão utilizado na geração, transmissão e distribuição de energia da usina elétrica até o usuário final que reproduz no seu circuito secundário, a corrente ou a tensão que circula em um enrolamento primário com sua posição vetorial substancialmente mantida, em uma proporção definida, conhecida e adequada.
Fornecer entradas precisas de proteção, controle e sistemas de medição, incluindo medição de rendimento.
Para transformar as correntes ou tensões de um valor geralmente alto para um valor de fácil manuseio para os relés e instrumentos, possibilitando padronizações a nível de corrente e tensão nominais.
Para isolar o circuito de medição do sistema primário de alta tensão.
4 - Caracterize os dois tipos de transformadores de instrumentos utilizados.
Transformadores de corrente (TC): Utilizados em aplicações de alta tensão (situações essas onde circulam, frequentemente, altas correntes), fornecem correntes suficientemente reduzidas e isoladas do circuito primário de forma a possibilitar o seu uso por equipamentos de medição, controle e proteção. Reduzido número de espiras no primário, tem pequena