aula de processos
Profa Sandra Nunes
VISÃO GERAL
Busca visual é um tipo de tarefa perceptiva que exige a atenção e que, normalmente, envolve uma varredura ativa do ambiente visual para um determinado objeto (alvo) entre outros objetos (os distratores). A Busca visual pode ocorrer com ou sem movimentos oculares. Exemplos comuns incluem tentar localizar uma determinada marca de cereais no supermercado ou um amigo em uma multidão (por exemplo, Onde está o Wally?). O estudo científico da busca visual tipicamente faz uso de formas simples, bem definidas de pesquisa, tais como barras orientadas ou letras coloridas. A arquitetura cognitiva do sistema visual é então avaliada através do estabelecimento de quais os fatores que afetam a quantidade de tempo de que o observador despende para indicar se o alvo de pesquisa está presente ou ausente.
Um dos fatores mais comuns que afetam essas medidas de tempo de reacção (RT) refere-se ao número de distratores presentes na tarefa de busca visual. Um aumento no número de distratores muitas vezes leva a um aumento do RT na procura e é, portanto, também relacionada com um aumento da dificuldade da tarefa (Ver Fig. 1).
Figura 1: Quanto maior o numero de distratores, mais tempo se leva para achar a letra B nos quadros acima
Busca de características
A busca de característica é o processo de busca de um alvo que difere dos "distratores" por uma característica visual única, como cor, tamanho, orientação ou forma. Por exemplo, um O é rapidamente encontrada entre Xs, e um alvo vermelho é rapidamente encontrada se todos os distratores são azuis (Ver Fig. 2). Os resultados tendem a ser rápidos porque a característica única "salta aos olhos". Portanto, as curvas do tempo de reacção (RT) tendem a ser rasa ou plana, o que indica que o número de distratores tem um efeito mínimo sobre a RT quando o alvo possui uma característica