Trabalho de Abreu
Orientador: Renato Brasil
Aluno: Jacob Ferreira de Bessa Segundo Estudante do Curso de integrado em alimentos do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros E-mail: jacob_bessa@hotmail.com
Um dos temas mais debatidos na atualidade é o “Aquecimento Global”. Entre os séculos XIX e XVIII começa a Revolução Industrial, e junto com ela, vários avanços tecnológicos para a sociedade, além de uma mudança drástica na forma de pensar. Mas nem tudo são flores, nesse período o homem começa a intensificar suas atividades industriais utilizando de forma descontrolada os recursos naturais que a natureza dispunha, gerando também muitos resíduos, que posteriormente seriam descartados no meio ambiente ocasionando impactos a este. É comum vermos na TV as alterações que o nosso planeta vem sofrendo, e a grande proporção dessas alterações é fruto da ação humana, que por sua vez lança gases poluentes para a atmosfera, destrói florestas, polui mananciais, faz queimadas e entre mais. Umas das consequências do aquecimento global é derretimento das calotas polares, deve-se isso ao aumento da temperatura do globo, causa direta da intensificação do efeito estufa. Esse derretimento é muito preocupante, pois pode levar a extinção de várias espécies da fauna de áreas como o Ártico e Antártida, além causar o aumento do nível do mar, pondo em risco cidades litorâneas.
Outra consequência é a desertificação, essa resulta diretamente tanto das atividades humanas- dentre elas estão: desmatamento e uso inadequado e intensivo do solo- como também de variações climáticas. A desertificação pode gerar perca da cobertura vegetal, acelerando o processo erosivo; diminuição da fertilidade do solo; perca de recursos hídricos; dentre mais.
Essas são só algumas modificações que estão ocorrendo e que já foram