Matematica
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – MATUTINO
INTRODUÇÃO Á ENGENHARIA CIVIL
PROF. SORAYA CAROLINE ABRAHÃO
27 JUN. 2014
GILMAR BORILLE JÚNIOR GUILHERME SCHREINER
OBRAS SUBTERRÂNEAS
INTRODUÇÃO
Estes tipos de obras são tal como o próprio nome indica, obras que ficam, debaixo de terra.
O estaleiro neste tipo de obras é muito importante, pois se este não estiver devidamente organizado pode provocar transtornos, que podem levar perigo aos trabalhadores da obra em questão, pois poderá provocar por exemplo desmoronamento de terras o que seria uma situação bastante grave.
A segurança na construção civil é muito importante, mas principalmente neste tipo de obras, pois além dos perigos existentes nos outros tipos de obras que ficam à superfície do solo, neste tipo de obras existe ainda o perigo de desmoronamento de terras.
Alguns destes tipos de obras são: Túneis, Galerias, Parques subterrâneos, etc.
1- DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO Ao analisar o métodos tuais utilizados nas obras de redes subterrâneas de infra-estrutrura urbana, na forma como a expansão, reforma e manutenção desses serviços é efetivamente realizada, e os impactos ambientais decorrentes dessa metodologia construtiva, surgem alguns questionamentos de como se tem sido aplicado os conceitos sustentáveis nesse setor da construção civil. Os método construtivos utilizados nas redes subterrâneas de infra-estrutura urbana são sustentáveis? Se não são sustentáveis, há algo sendo feito para que amenizem esses impactos? Existem novas tecnologias que incorporam alguns dos aspectos da sustentabilidade? As respostas para essas questões irão traçar o atual perfil das cidades brasileiras.
A infra-estrutura esta intimamente ligada ao desenvolvimento economico e social de uma região. Um dos fatores que envolve a sustentabilidade nas obras de infra-estrutura é a questão dos