MIcrobiologia
CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL
Isolamento Bacteriano
Recife/2013
INTRODUÇÃO
Bactérias: são organismos unicelulares com tamanho microscópico, medindo cerca de 0,2 a 1,5 μm de comprimento, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte.
Normalmente possuem uma rígida parede celular que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por uma trama de peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares), formando um complexo denominado de pepdidoglicnas. Essa substância é responsável pela forma, proteção física e osmótica do organismo.
Algumas espécies de bactérias possuem uma cápsula uniforme, espessa e viscosa, atribuindo uma proteção extra contra a penetração de vírus (bacteriófagos), resistência à ofensiva dos glóbulos brancos (fagocitose), além de proporcionar adesão quando conjuntas em colônia.
Considerando o aspecto estrutural geral, uma bactéria é basicamente constituída por uma membrana plasmática. Podendo essa invaginar, formando uma dobra (mesossomo) concentrada em enzimas respiratórias.
Isolamento:
No primeiro momento tentou-se isolar a sterptomyces SP do solo, porém esta é uma bactéria difícil de isolar então se partiu para o isolamento das bactérias do solo.
Sterptomyces SP do solo: são bactérias do grupo dos actinomicetos, principalmente encontradas no solo. Estas bactérias são Gram-positivas e ao se observar no microscópio, é possível visualizar a formação de células filamentosas. Destacam-se pela produção, no metabolismo secundário, de uma diversidade de metabólitos relacionados a auto-defesa e a outras maneiras de comunicação. Produzem, por exemplo, compostos conhecidos como Geosminas que são responsáveis pelo odor característicos dos dias de chuva.
Dentre os produtos do metabolismo secundário das Streptomeces, os