AULA 2
PADOVEZE, Clóvis Luís. Administração Financeira: O Valor do Dinheiro no Tempo.
Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2015.
O objetivo básico desta aula é explorar o ponto central de finanças, que é o valor do dinheiro no tempo. Tudo em finanças gira em torno deste conceito já conhecido por todos, inclusive por pessoas comuns que não trabalham na área financeira. É tão antiga e conhecida esta questão que existe um ditado extremamente utilizado de que “tempo é dinheiro”.
Afinal de contas, por que o dinheiro adquiriu esse valor que lhe damos ao longo do tempo? Como primeiro exemplo, basta lembrarmos o que nós mesmos fazemos quando temos um dinheiro que podemos poupar. O que fazemos?
Vamos a um banco, deixamos o dinheiro sob responsabilidade desta instituição financeira, objetivando um rendimento daí a um mês ou mais. Este evento já caracteriza o valor do dinheiro no tempo.
Como vivem as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes empresas? Vivem de investir dinheiro agora, para que recebam o mesmo dinheiro acrescido de lucros em períodos futuros. É outro exemplo que ilustra o valor do dinheiro no tempo.
Nas subseções 1 e 2, da seção Texto e Contexto, a seguir, você verá uma breve revisão de conceitos importantes da Matemática Financeira, para ingressarmos em sua aplicação na Administração Financeira, a partir da subseção 3. Confira!
© 2014 Anhanguera Educacional. Proibida a reprodução final ou parcial por qualquer meio de impressão, em forma idêntica, resumida ou modificada em língua portuguesa ou qualquer outro idioma.
1
Nome
1. Por que o Valor do Dinheiro Muda com o Passar do Tempo?
O surgimento da moeda como padrão de troca de mercadorias e serviços provocou, como consequência imediata, o surgimento do juro como remuneração pelo uso em empréstimo dessa mercadoria, e a possibilidade de inflação pela alta generalizada e contínua dos preços medidos em moeda
(SANDRONI, 2001, p. 405).
Saiba Mais!
Como