Trabalho Homem Cultura E Sociedade
Nome: Osvaldo Rodrigues Silva Junior
Engenharia Ambiental - 1º Período
Capitulo 3 - Trabalho e Alienação.
Antigamente o trabalho era associado com tortura, pena e sofrimento, pois a palavra trabalho deriva etimologicamente do vocabulário latino “tripaliare” ( aparelho de tortura formado por três paus”.
Na Idade Moderna este pensamento de trabalho/tortura foi mudando, pois a partir do interesse de crescer e evoluir, o trabalho era interessante e indispensável e com isto as os avanços “tecnológicos” básicos foram sidos inventados e utilizados.
O nascimento das fábricas foi bastante importante para a sociedade, mas o fruto do trabalho não era direcionado aos funcionários, era vendido pelos empresários onde eles retinham os lucros e com isto estava ocorrendo o “proletariado”, homens, mulheres e crianças trabalhavam, mas alguns eram considerados com mão de obra mais barato que o outro. No século 19 movimentos socialistas e anarquistas tentam melhorar as condições dos trabalhadores.
O fordismo foi criado pelo empresário Henry Ford onde cada etapa em sua empresa automobilística era feita por funcionários diferentes, com a evolução, as maquinas foram tomando conta da produção principalmente na empresa Toyota no Japão e o método de gerenciamento foram reconhecidos como Tayotismo.
Com a introdução do relógio os trabalhadores tinham horas a cumprir, metas, etapas para cada um, horas pra começar e parar seu trabalho, enquanto os burgueses enriquecidos tinham um lazer para eles, enquanto os funcionários trabalhavam bastante. A legislação trabalhista demorou mais tempo, uma vez que também o processo de industrialização brasileiro foi posterior ao de países com economia mais avançada.
Alienação juridicamente significa a perda do usufruto ou posse de um bem ou direito pela venda, hipoteca etc... A Alienação religiosa e um fenômeno de idolatria, quando o povo cria ídolos e a eles o submetem... A também alienação que pessoas