Trabalho de etica Mackenzie
A CULTURA E O HOMEM
(Homo culturalis)
A antropologia em tempos contemporâneos procura entender o homem em seu todo, através de sua cultura e o que ela gera para a sociedade.
Através do estudo dos produtos humanos que tiveram origem de sua cultura, pode-se estabelecer um elo em relação ao homem, a sua natureza, o seu modo de viver, o seu estilo de vida. É a famosa relação de causa e efeito, onde tudo por ser entendido e explicado.
1. Definição de Cultura
A cultura pode ser definida como um ponto de vista subjetivo, onde ela é o “exercício das faculdades espirituais onde elas geram frutos melhores que sua constituição natural permite” ou seja, essa definição, em um modo substancial, equivale ao nosso conceito contemporâneo de Educação.
Ela também pode ser definida como um ponto de vista objetivo, onde a cultura “são frutos adquiridos pelo homem mediante o exercício de suas faculdades”, e esse é o principal ponto de vista estudado e o mais fácil de ser compreendido.
Dawson cita que “a cultura é a forma da sociedade”
Uma sociedade sem cultura é sociedade sem forma, um conjunto de indivíduos agrupados por necessidades momentâneas, sem que haja uma forma específica de seus produtos .
O filósofo Niebuhr descreve a cultura não como algo essencial e sim descritiva, lhe atribuindo características específicas que a designa como cultura.
Kroeber define a cultura como uma série de atributos e produtos da sociedade humana que são transmitidos hereditariamente.
Já Bernard Lonergam define a cultura como um conjunto de significados e valores que molduram a vida dos indivíduos.
2. Cultura e Natureza
Segundo um filósofo ítalo-alemão, a natureza é tudo aquilo que existe antes que o homem faça alguma coisa.
Já a cultura, é tudo aquilo que o homem produz ou adquire com o uso de suas faculdades, todo o conjunto do saber, do fazer, de suas ciências e técnicas.
A relação entre Cultura e Natureza foram vistas de maneiras diferentes, em certos pontos da História, a Natureza era