Trabalho de Gestão Empresarial
1. As decisões de investimento são as primeiras decisões a serem enfrentadas pelos proprietários e gestor da organização. Não há como selecionar a forma e a origem do capital se não tivermos de forma clara qual será a destinação dos recursos financeiros a serem captados. Como é tomada a decisão certa para investir na empresa?
R.: Trata-se da identificação, avaliação e seleção das alternativas de alocação de capital a projetos cujos retornos possíveis serão auferidos no futuro.
2. "Liquidez da Empresa" e "Auditoria Interna" são partes de quais funções na Estrutura Organizacional de Finanças?
R.: Tesouraria e Contoladoria
3. Uma empresa irá aplicar seus recursos financeiros, o gestor passa então a analisar sua condição interna e sua capacidade econômica. O que ele precisa para tomar a decisão de financiamento correta?
R.: Determinar qual a estrutura de capital mais adequada para a empresa. Não se esqueçendo das alternativas de origem do capital; o retorno desejado pelos proprietários e o custo do capital.
4. Em uma empresa a decisão sobre a distribuição de dividendos consiste exatamente na determinação de como este resultado positivo acontece, obtendo-se lucro para onde esse dinheiro poderá ser distribuído?
R.: Aos acionistas, Re-investido na empresa, participação de lucro e redução de custos de financiamento nas operações.
5. As ações da gestão de finanças envolvem dois aspectos que caminham lado-a-lado nos processos de escolha de onde buscar e onde aplicar os recursos financeiros. Quais são esses aspectos? Explique pelo menos um deles.
R.: Risco e Lucratividade.
Risco = são os aspectos previsíveis ou não que podem prejudicar a realização das projeções de ganhos e resultados esperados (=lucros) dimensionados pelas empresas na fase de planejamento.
Lucratividade = são os aspectos previsíveis ou não que podem prejudicar a realização das projeções de ganhos e resultados esperados (=lucros) dimensionados pelas empresas na fase de planejamento.