Trabalho Gestao Empresarial
A segurança do trabalho existe desde o aparecimento do homem, porem começou a ser estudada em 1700 quando um médico chamado Bernardino Ramazzin publicou um livro descrevendo cinquenta profissões distintas e suas doenças, a elas relacionadas. A administração cientifica surgiu em 1903 com as teorias de Frederick Taylor e a do engenheiro francês Henri Fayol. Essas teorias foram muito importantes para avanço da segurança do trabalho ajudarão muito as empresas a prevenir acidente e lesões por esforços repetitivos. As teorias de Taylor foram muito ligadas à segurança do trabalho para prevenir e evitar acidentes, como a divisão do trabalho e especialização, estudo dos tempos e movimentos e estudos da fadiga humana. As teorias de Fayol também ajudou a segurança do trabalho a evoluir com Quatro ações.
Primeira, Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação e prevenção para futuros acidentes.
Segunda, Organizar: organizando a empresa para evitar danos e percas.
Terceira, Comandar: dirigir e orientar o pessoal, liderando e seguindo como exemplo para que todos sigam corretamente seus comandos.
Quarta, Controlar: verificar se tudo ocorre de acordo com as regras e ordens.
Algum desses métodos ainda é usado hoje em dia, para uma melhor produção e também evitando alguns acidentes, na teoria de Taylor podemos dar como exemplo a divisão do trabalho, e incentivos de salários e prêmios de produção, muitas empresas são divididas por setores e a uma especialização em cada setor para o melhor desempenho de cada funcionário, dividindo e especializando cada setor haverá uma produção mais rápida e menos risco de acidentes, a teoria de incentivos de salários e prêmios de produção também é muito presente hoje, algumas empresas usam esses métodos para evitar falta e incentivar seus trabalhadores. A teoria de Fayol também é bastante usada hoje em dia, Prever, Organizar, Comandar e Controlar é essencial para uma empresa