Operação de hedge - M. Dias Branco
Grupo:
João Victor F. Visconde
Renan Aron
Arthur P. Brennand
Pedro Quércia
Gabriel Barbu
Ana Carolina Canto
M. Dias Branco – Histórico.
M. Dias Branco é a maior produtora de massas e biscoitos brasileira, obtendo 27,4% e 28,5% do market share, respectivamente. O IPO da empresa foi concretizado em 2006, 25,5% das ações estão disponibilizadas no mercado de capitais. A família Dias Branco tem a maior parte do controle da empresa.
A empresa teve seu inicio na década de 30, onde Manuel Dias Branco fez seu primeiro empreendimento em Fortaleza, a Padaria Imperial, que produzia pães, biscoitos e macarrão da marca Imperial.
Com o seu crescimento, na década de 50, foi inaugurada a sua primeira fábrica em Fortaleza.
Durante as décadas de 60 até 90, a empresa apresentou novas linhas de massas e biscoito, modernização do seu parque fabril e construções de novas sede. Dessa forma tornou-se líder do mercado da região Norte e Nordeste do Brasil.
A desregulamentação do setor de moagem de trigo, em 1992, que até então era controlada inteiramente pelo Estado, agregou ao rápido desenvolvimento da M. Dias Branco, possibilitando a construção dos maiores centros de moagem de trigo do Brasil.
A aquisição do grupo Adria, em 2000, permitiu ao Grupo M. Dias Branco assumir a liderança na produção de biscoitos e massas na América Latina.
Em 2006, foi concretizado seu IPO.
Atualidade - M. Dias Branco
Segue abaixo alguns dados que representam a atual fase da M. Dias Branco, e as suas respectivas informações dentro do contexto do mercado.
Divisão da receita por região:
Nota-se a grande força da empresa na região Nordeste do País. Ela representa 72,6% da sua receita.
Divisão da receita por produto.
Vemos uma grande fatia da receita referente a produção de biscoitos.
A operação de hedge.
O consumo de trigo brasileiro é muito dependente da produção da Argentina. Infelizmente para a empresa, a Argentina está enfrentando problemas políticos que impactam a