APS1
Por definição, tratamentos primários são todos os processos fisico-químicos a que é submetida uma água, para modificar sua qualidade, tornando-a com características que atendem as especificações solicitadas para uma determinada aplicação industrial, ou para consumo potável.
A água pode ser subdividida, quanto ao seu uso, em:- água de uso potável- água de uso industrial Podemos definir, para melhor compreensão, que um tratamento primário de água é aquele que modifica a qualidade da água quanto ao aspecto, cor, turbidez, etc., bem como modifica as características químicas, em alguns casos de forma bastante intensa. Características da Água
A água, in natura, nunca é pura. Mesmo quando ela é proveniente de uma precipitação pluviométrica, quando é considerada pura, ela contém sólidos dissolvidos e suspensos e alguns gases dissolvidos. Após o último contato com o solo, quer seja por percorrer a surpefície terrestre ou por percolar pelas camadas rochosas, as impurezas contidas na água são incrementadas, devido ao grande poder de dissolução que ela possui. Daí a necessidade de purificação e condicionamento antes de seu uso.
A quantidade dissolvida depende dos seguintes fatores:
- A solubidade dos materiais contatados
- A intimidade do contato
- O tempo de permanência em contato.
No caso de impurezas suspensas, os fatores determinantes de sua presença são:
- quantidade de material finamente dividido
- diâmetro das partículas
- peso específico das partículas
- velocidade de fluxo do corpo de água.
Para o desenvolvimento do estudo em pauta, é necessário o conhecimento de alguns conceitos das impurezas encontradas na água.
Turbidez
Turbidez é o termo aplicado a matéria suspensa de qualquer natureza, presente em um corpo de água. É necessário uma distinção entre matéria suspensa, que precipita rapidamente, chamada sedimento, e aquela que precipita vagarosamente, que provoca a turbidez. A turbidez é