Fundamentos de comportamento
OS CÓDIGOS DE ÉTICA EMPRESARIAIS
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo o estudo do tratamento concedido por empresas da área de TI (Tecnologia da Informação) à Ética Profissional. No Brasil, os profissionais dessa área ainda não são disciplinados por lei no que concerne à ética profissional, havendo tão somente um projeto de lei a tramitar no Congresso Nacional, o qual institui a criação de um Conselho Profissional, responsável pela elaboração de um Código de Ética específico para tal área. Sabendo que as multinacionais de TI, em grande parte, já possuem Códigos de Ética muito bem estruturados, cinco Códigos de Ética de empresas brasileiras ou de multinacionais com filiais no Brasil, serão analisados, além da mais competente doutrina acerca da Ética em TI. Após vasta revisão bibliográfica, será traçado um perfil capaz de expressar o padrão de comportamento que essas empresas esperam dos seus subordinados, o qual poderá contribuir para o desenvolvimento dos profissionais de TI no seu ambiente de trabalho.
1. Introdução
Os profissionais brasileiros atuantes na área de TI (Tecnologia da Informação) ainda não dispõem de um Código de Ética que os discipline, ao contrário de outras categorias profissionais, como, por exemplo, a dos advogados.
Por enquanto, tem-se apenas um Projeto de Lei em tramitação no Congresso Nacional, o qual institui a criação de um Conselho Profissional, responsável pela elaboração de um Código de Ética específico para a área de TI.
No entanto, tal situação não implica na total desregulamentação dos profissionais de TI, à medida em que várias empresas dessa área dispõem de Códigos de Ética autônomos e aplicáveis apenas aos seus próprios funcionários. Para o desenvolvimento do presente trabalho, foram selecionados os Códigos de Ética das empresas: EDS, Nokia, Novartis, Oracle e Votorantim, além da doutrina acerca da Ética em TI.
Dessa forma, buscar-se-á traçar um perfil