Trabalho apresentado às disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional
Paulo Afonso-BA
2013
NOME
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL I.
Trabalho apresentado às disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Paulo Afonso-BA
2013
Sumário
Introdução 04
1 A abordagem clássica, humanista e comportamental das Teorias da Administração 05
2 Os elementos da comunicação e a importância da comunicação eficaz na administração 09
3 A relação social homem espaço e o surgimento do modo de produção capitalista 10
4 Atitudes e motivação: As teorias da motivação, a motivação e sua relação com o desempenho e o ciclo motivacional 11
Considerações Finais 13
Referencias 14
Introdução
A complexidade do trabalho nas organizações, as suas múltiplas e variadas demandas, os novos ambientes de produção e a competitividade crescente no mundo dos negócios tem como a necessidade de valorizar os empregados e de criar condições favoráveis para maximizar o seu desempenho e a sua satisfação no trabalho.
Atualmente, observam-se na pesquisa e na prática organizacionais, mudanças importantes nas estratégias motivacionais utilizadas nas organizações. A tendência é substituir as estratégias centradas na recompensa associada ao desempenho esperado por um estilo de vida organizacional que promova o bem-estar e a felicidade do empregado no trabalho. A motivação laboral é uma das áreas em pesquisa e gestão de recursos humanos, que tem sido sempre orientada por uma abordagem positiva e humanizadora do ambiente de trabalho, procurando encontrar caminhos para ajudar o trabalhador a satisfazer as suas necessidades no trabalho e a se realizar profissionalmente nele.
As teorias motivacionais podem ser entendidas como uma tentativa incessante e progressiva para identificar