Maq Injetoras
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
MICHELLE PEREIRA
Código: 203279
INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES
Diagrama de Ishikawa
Ribeirão Preto
2014
1. Introdução
O que é o acidente do trabalho? De acordo com a NBR 14280, acidente de trabalho é definido como uma ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício trabalho, de que resulte ou possa resultar lesão pessoal.
Quando temos a ocorrência de um acidente do trabalho, porque deve ser realizada uma investigação de acidente? Temos cinco principais motivos:
Encontrar a causa do acidente e prevenir acidentes similares no futuro (com a causa do acidente analisada, evitam-se acidentes com os mesmos motivos).
Para cumprir determinação legal
Para determinar o custo do acidente
Para determinar o nível de conformidade legal da empresa com as NRs
Para processar reclamações trabalhistas
2. Diagrama de Ishikawa
A representação deste diagrama, no formato de um peixe, facilita não só a visualização do problema, como a interpretação das causas que o originaram.
O Diagrama parte do pressupostos de que o efeito (acidente) não é produzido por uma única causa, mas por um conjunto de fatores que desencadeiam todo o processo. Além disso, envolve um trabalho coletivo, pois as pessoas participam, opinando sobre as prováveis causas que teriam gerado o acidente. O efeito (acidente) é registrado na cabeça do peixe e as causas, uma em cada espinha.
Em geral, quando se trata de acidente, investigamos quatro causas:
- O ambiente de trabalho;
- Os agentes materiais;
- As características pessoais;
- A organização do trabalho;
O Diagrama usa seis “m” ( mão de obra , métodos, máquinas, meio ambiente, materiais e medidas), que é outra opção, cabe ao investigador encontrar o melhor caminho para investigar cada situação, procurando sempre optar por fatores mais simples, para não confundir as pessoas. Lembrar que o objetivo principal deste trabalho é conseguir minimizar os