Edgley Facu Atletismo
611 palavras
3 páginas
Centro Universitário de João PessoaDepartamento de Educação Física
Disciplina: Atletismo
Professor: José Ricardo de Assis Nunes
Aluno: José Edgley Guimarães Lopes
ATLETISMO
João Pessoa
Setembro/2013
1.0- Atletismo. • E o conjunto de provas individuais ou coletivas que se baseiam em quatro atividades, marcha, corrida, salto, e arremesso de objetos, bem como provas combinadas e sempre se revestem de caráter competitivo. Os resultados são julgados segundo unidade de tempo, medida e distancia.
OLIVEIRA, M. C. M. ATLETISMO ESCOLAR, p. 22.
2.0- Marcha Atlética. •A marcha atlética é uma progressão de passos, executados de tal modo que o atleta mantenha um contato contínuo com o solo, não podendo ocorrer (a olho nu) a perda do contato com o mesmo. A perna que avança deve estar reta (ou seja, não flexionada no joelho) desde o momento do primeiro contato com o solo, até a posição ereta vertical.
SANTOS, M. N., SILVA, H. M. (Rev.).REGRAS OFICIAIS DE ATLETISMO, p. 186.
3.0- Corridas. 3.1•Corridas rasas de velocidade.
• E a capacidade de realizar esforços de intensidade máxima com frequência de movimentos máximos ou a capacidade de cobrir a maior distancia dentro de um menor tempo. Existe a velocidade pura representada pelas provas clássicas de 100 e 200 metros rasos, e a velocidade prolongada, na prova de 400 metros rasos.
FERNANDES, J. L. ATLETISMO: Corridas, p. 34.
3.2•Corridas de meio fundo.
• As corridas de meio fundo ou (provas de resistência anaeróbica) 800 e 1,500 metros, são das mais difíceis, exatamente pela grande solicitação física que exigem do corredor. Alem dessa exigência capital, os corredores de meio fundo também precisam de equilíbrio e ritmo, dado esse tipo de resistência e valida a lei estatística que diz “quanto melhor a resistência anaeróbica, tanto maior serão os potenciais energéticos e tanto melhor o seu aproveitamento”.
FERNANDES, J. L. ATLETISMO: Corridas, p. 28.
3.2•Corridas