A Fun O Do Consultor De Empresas
2- Pensando em como motivar seu pessoal, o presidente da Corporation, Baltazar Figueira contratou um consultor de empresas para assessorá-lo nessa empreitada. Como o consultor poderia explicar ao Baltazar (presidente) as novas proposições sobre a motivação humana e como utilizá-las adequadamente na sua empresa? (para responder esta questão, você deverá utilizar os conceitos das teorias da expectativa e da equidade). Você pode utilizar seus argumentos tendo como base somente uma dessas teorias. (Resposta: mínimo 05 linhas)
1) Isso vai depender da motivação e do objetivo que cada funcionário tem, cada um tem seus próprios objetivos, suas recompensas individuais. O que pode ser de uma motivação extrema para uma pessoa, pouco importa para a outra.
A necessidade pessoal, por exemplo, a pessoa precisa daquele emprego para poder pagar seus estudos ou sustentar sua família e moradia, então aquilo ali é tudo para ela, todas as suas forças se concentram naquele trabalho. Este é um exemplo em que a pessoa irá se esforçar ao máximo, porque ela necessita daquilo para sobreviver.
2) Acredito que o consultor deve dizer que a motivação irá depender de cada um e de vários fatores, mas que o gestor pode tentar proporcionar todos os fatores nesta empresa tentando auxiliar cada funcionário de maneiras diferentes. Em minha opinião, os principais fatores são:
Boa remuneração: Às vezes a empresa proporcionar uma remuneração compatível com a do “seu” mercado é arriscado, pois um momento de insatisfação do funcionário já pode dar o resultado de uma demissão e migrar para outra empresa. Você proporcionar um salário diferenciado ajuda a manter seus funcionários focados;
Supervisão/gerência: Um dos pontos mais importantes, gestores com “pulso firme”. Quando não