Aula 13
ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO O sistema imunológico compreende um grupo de órgãos chamados de órgãos linfoides, preenchidos pelo tecido linfoide, além de um sistema de vascularização chamado de vasos linfáticos. Podemos chamar este sistema de sistema linfático (vasos linfáticos mais órgãos linfoides).
Os órgãos linfoides são formados por tecido linfoide, que contém uma grande quantidade de linfócitos, incluindo células T e células B, além das células fagocitárias que participam das respostas imunes.
① ÓRGÃOS LINFOIDES PRIMÁRIOS: Medula óssea e Timo. Função: a medula óssea gera células do sangue, incluindo os leucócitos. Estes órgãos amadurecem as células, e eliminam aquelas “defeituosas” (como os linfócitos autoreativos, que poderiam reconhecer estruturas naturais do corpo como estranhas e causar danos ao organismo).
②ÓRGÃOS LINFOIDES SECUNDÁRIOS: Baço, vasos linfáticos e linfonodos. Função: São áreas de encontro entre células que capturaram antígenos (macrófagos, células dendríticas) e linfócitos. Os linfonodos funcionam como filtros que coletam o fluido extracelular dos tecidos, e o direciona para o sangue. São áreas de ativação dos linfócitos. Baço: Nos humanos, ele possui o tamanho de um punho fechado, atrás do estômago. Ele coleta antígenos do sangue.
SINALIZAÇÃO DE LEUCÓCITOS
Para que os leucócitos desempenhem todas as funções citadas até o momento, como a fagocitose, infamação, e combate a antígenos, necessitam de uma ordem, uma interação molecular para sinalizar o que deve ser realizado. Esta sinalização é realizada por um grupo de moléculas, coletivamente chamadas de citocinas. As citocinas (cito=célula, cinese= movimento) são pequenas moléculas protéicas produzidas por várias células do corpo, em especial células T, que regulam a intensidade e a duração das respostas imunes. Podemos concluir que estas sinalizadoras desempenham um grande repertório de funções: recrutam macrófagos e células dendríticas para o local da infecção,