640 2092 1 PB
INTERNACIONAIS PARA FORMAÇÃO DO DIREITO COMUM
Yanny Rangel Dias Peleja de Rezende
Bacharela em Direito pela Faculdade Anhanguera de Brasília
Aluna do curso de extensão de Teoria Geral de Direito Público na Escola de Direito do IDP
RESUMO
A teoria cosmopolita, o pensamento de Immanuel Kant e o fenômeno globalização impactam o direito internacional, de forma a propiciar o direito de integração.
Desponta a regionalização e a mundialização. A proposta do estudo, então é analisar de forma genérica os fatores apontados para ampliação das relações internacionais e formação do direito comum. Para o desenvolvimento foi realizada análise qualitativa por meio de pesquisa exploratória.
Palavras-Chave: Immanuel Kant. Globalização. Regionalização. Mundialização.
Direito de Integração. Direito Internacional. Direito Comum.
ABSTRACT
Cosmopolitan theory, the thought of Immanuel Kant and the phenomenon globalization impact international law in order to provide the law of integration.
Topping the regionalization and globalization. The purpose of this study then is to analyze in general, the factors identified for the expansion of international relations and formation of common law. For the development of qualitative analysis was performed by means of exploratory research.
Keywords: Immanuel Kant. Globalization. Regionalization. Globalization. Integration
Law. International Law. Common Law.
2
INTRODUÇÃO
A proposta do estudo é tecer considerações sobre o direito de integração fundado nas ideias kantianas e na globalização, visando apontar o movimento das relações exteriores para um possível direito comum.
Dentre os principais fatores que estimularam a elaboração do tema encontram-se o crescimento do interesse de diferentes Estados em promover a cooperação ou integração socioeconômica, com a finalidade de estabelecer e fortalecer sua postura diante de organismos internacionais, e, ainda, a possibilidade de quebra de limites