Meu Trabalho De Analise Exper
Partindo do ideal do Behaviorismo que teve como principal proposta de que a psicologia deve ter como objeto de estudo o comportamento observável que pode ser medido por um observador. Onde um de seus contribuintes chamado Skinner surge com uma nova proposta ao Behaviorismo, onde dedicou anos de experiências com animais, usando a ciência para provar que o ambiente é tudo, acreditando que mudando o ambiente pode se mudar o individuo. Skinner fez experimento com ratos procurando explicar como funcionava o comportamento humano através da observação. E nesta disciplina do curso de Psicologia “Analise Experimental do Comportamento” temos como objetivo o estudo do comportamento do Rato Sniffy no programa “Sniffy Pro” fazendo a utilização de experimentos clássicos e operantes para compreender o desenvolvimento, a manutenção e a modificação de um terminado comportamento observando o comportamento no ambiente natural, criando condições para manipular as variáveis.
Introdução:
Linha de Base:
Para montar nossa linha de base ficamos observando e registrando de forma detalhada todo acontecimento com o Sniffy em um tempo médio de 5 minutos. Levo em consideração a forma como ele se comportava no ambiente antes de qualquer intervenção.
Comportamento
Cheirava toda caixa
Subiu na parede frontal
Subiu na parede de trás
Subiu na parede do lado
Coçou o nariz
Cheirou o bebedouro
Cheirou a parede lateral
Cheirou o meio da caixa e coçou o nariz
Experimentos:
No primeiro experimento foi utilizado o intervalo de (5) minutos com (15) tentativas com tom te Luz média e intensidade de shock médio. A ideia inicial era condicionar o rato ao medo da luz.
No segundo experimento: Somente a luz média sem a utilização do shock com intervalo de (2) minutos em tentativas de (30) vezes.
Nesse segundo experimento tinha como proposta o processo de extinção.